sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário do Cético

Busca no Dicionário do Cético




Busca Avançada

vertline.gif (1078 bytes)

 

suástica

imagens/hitler.jpg (9240 bytes)A suástica é um símbolo que representa o partido nazista e todos os males que ele defendia: o anti-semitismo, o holocausto, o ódio aos homossexuais, o desejo de eliminar os deficientes e os enfermos, etc.

Nem sempre foi assim. A suástica é um símbolo antigo e de ocorrência freqüente, encontrado em muitas culturas diferentes, em diferentes épocas. É possível encontrar a suástica associada aos índios Hopi, astecas, celtas, budistas, gregos, hindus (suástica vem do sânscrito e significa estar bem), etc.

Por mais nobre que seja sua linhagem ancestral, o símbolo da suástica foi manchado para sempre no ocidente pela sua associação com o nazismo.

Alguns ocultistas acham que a suástica tem valor especial por ser encontrada em numerosas culturas que não tinham conhecimento umas das outras. Como poderia ser isso, perguntam, a não ser que houvesse algum significado universal para o símbolo? Fácil. Os símbolos chamados de suásticas são muitas vezes bem diferentes. Desenhar uma linha reta com braços perpendiculares a cada extremidade, seguindo em direções opostas é um dos desenhos mais simples possíveis. Como o círculo ou a cruz, é de se esperar que ela seja encontrada freqüentemente por sua simplicidade. As suásticas são apenas variações sobre esse tema. Vários desenhos de suásticas cruzam figuras de 3 linhas. A nazista tem braços voltados para a direita e a figura é inclinada de forma que a extremidade de um dos braços fique no topo. A do jainismo é a mesma, apenas sem a inclinação. Outras assim chamadas suásticas não têm braços e consistem em cruzes com linhas curvas. Alguns símbolos parecem mais hélices que suásticas. O símbolo asteca parece uma versão estilizada do duende lutador da Universidade de Notre Dame. O logotipo da liga de futebol XFL parece uma arma medieval. A assim denominada suástica celta dificilmente lembra uma suástica em qualquer aspecto significativo. As suásticas budista e Hopi parecem imagens em espelho do símbolo nazista. Talvez porque os símbolos budista e Hopi sejam sinais de paz, prosperidade, boa sorte e amor, não ódio e preconceito.

leitura adicional

©copyright 2002
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2005-01-22

Índice