Ch'i kung (qi gong)

Ch'i Kung ou qi gong (pronunciar chee gung) é afirmada como a "ciência e prática" do chi. Chi Kung significa literalmente cultura da energia. Alegadamente, a saude fisica e mental são melhoradas aprendendo a manipular o chi através de um controle da respiração, dos movimentos, e os actos. Os mestres de Chi kung afirmam ser capazes de curar à distancia por manipulação do chi. É mesmo afirmado que podemos fortalecer o sistema imunitário controlando o nosso chi.

A maioria de nós, Ocidentais, estamos vagamente familiarizados com o Kung Fu e o Tai Chi, ambos relacionados com o chi kung. O primeiro é uma arte marcial e o segundo um tipo de exercicio, ou arte marcial interna. O primeiro é mais conhecido pelas demonstrações de como partir tijolos com as mãos nuas. O segundo pelas graciosas poses dos seus praticantes. Estas demonstrações, e histórias de ainda mais poderosas demonstrações, são apresentadas como provas dos poderes paranormais ou sobrenaturais que obteem aqueles que dominam o chi.

As escolas asiáticas de artes marciais tornaram-se muito populares no ocidente. Há certamente um lado bom destes centros de treino para crianças e adultos. Incentivam o cuidado com a alimentação e o exercício físico. Cultivam a força física e a auto-disciplina mental. Muitos focam a auto-defesa e incrementam a auto-estima e a auto-confiança, mesmo se não o tornam realmente invencivel. Entretanto, também incentivam frequentemente os estudantes a acreditar que podem conseguir poderes sobrenaturaia ou paranormais, ou curar toda a doença apenas por um acto da vontade, com treino e disciplina orientadas por um "mestre."

Quais as provas empiricas para o chi? Testemunhos e afirmações auto-validadas em vez de testes cientificos controlados. Apesar disto, os defensores estão convencidos de que não se iludem nas suas explicações metafisicas. O acupuncturista está convencido de que está a desbloquear o chi. O terapeuta reiki e a enfermeira com o toque terapeutico pensam que estão a canalizar o ki ou o prana. Os Reichianos pensam que podem curar o corpo dirigindo o orgone. Como filosofia, o chi kung e similares podem dar a uma pessoas um sentido de harmonia, poder e significado. Como crença metafisica não existe modo de provar a não existencia do chi. Contudo, explicações de factos em termos de controle do chi são are superfluas pela navalha de Occam.


Links

Huston, Peter. "China, Chi, and Chicanery - Examining Traditional Chinese Medicine and Chi Theory," Skeptical Inquirer, Sept/Oct 1995.

Randi, James. An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural (N.Y.: St. Martin's Press, 1995). 

recuarhome